Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

INFECÇÃO URINÁRIA




Infecção urinária
Infecção urinária
Neste texto vamos falar especificamente sobre os sintomas de infecção urinária, seja ela uma cistite, uretrite ou pielonefrite.

Sintomas da infecção urinária

Dor para urinar - disúria

A dor para urinar, chamada de disúria, é talvez o sintoma de infecção urinária mais comum. A disúria é um termo que engloba diferentes queixas durante a micção, como dor, ardência, queimação, incômodo ou sensação de peso na bexiga. A disúria é um sintoma muito comum na cistite e na uretrite, podendo ocorrer eventualmente na pielonefrite.

A disúria é causada pela irritação da bexiga e da uretra causada pela infecção.

Sangue na urina - hematúria

A presença de sangue na urina é chamada de hematúria. Sangue na urina é o sinal de infecção urinária que mais assusta os pacientes, mas geralmente não é um sinal de gravidade. A hematúria pode ser macroscópica quando é facilmente notada na urina, ou microscópica quando só é detectada através de exames laboratoriais.

É hematúria é um sintoma comum na cistite, também podendo surgir na pielonefrite ou na uretrite. Assim como a disúria, a presença de sangue surge pela irritação da bexiga e da uretra.

Febre

Quando se pensa em infecção, a febre é sempre um dos sinais que vêm à mente. Na infecção urinária, entretanto, a febre só costuma surgir nos casos de pielonefrite. Cistite não costuma causar febre, quando o faz, geralmente é abaixo dos 38ºC. A febre também não é comum na uretrite, exceto nos casos mais graves, onde há disseminação da bactéria para a corrente sanguínea.

Na pielonefrite a febre costuma ser alta, maior que 38ºC, e é frequentemente acompanhada de calafrios. A febre alta é o sinal que costuma diferenciar a pielonefrite das outras causas de infecção urinária.

Constante vontade urinar

Sentir necessidade de urinar a toda hora também é um sintoma comum da cistite e recebe o nome de polaciúria. O paciente sente vontade urinar com frequência, porém o volume de urina a cada micção é pequeno. Muitas vezes há uma sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; sente-se que ainda há urina mas ela simplesmente não sai. Na verdade, a bexiga está vazia, mas como encontra-se irritada, o paciente tem a falsa impressão de que precisa urinar.

Além da vontade constante de urinar, o paciente pode ter dificuldade em segurar a urina. A vontade de urinar surge mas o indivíduo não consegue chegar a tempo ao banheiro, perdendo urina involuntariamente.

Corrimento uretral

A saída de pus pela uretra é um sinal típico das uretrites, sendo quase sempre causada por uma doença sexualmente transmissível. Tanto a cistite quanto a pielonefrite não provocam corrimento uretral.

Náuseas e vômitos

Náuseas e vômitos são sintomas comuns na pielonefrite e costumam aparecer junto com a febre. A cistite pode causar um mal estar, mas não costuma provocar vômitos. A perda do apetite também é frequente na pielonefrite. Assim como a febre, náuseas e vômitos só costumam surgir nas uretrites em casos de doença mais avançada.

Dor lombar

A dor lombar, geralmente mais intensa de um lado, é outro sintoma comum da pielonefrite. Na verdade, são poucas as doenças que fazem o rim doer; a pielonefrite é uma delas. A cistite também pode causar uma leve dor lombar, mas é habitualmente bem menos intensa que na pielonefrite.

Resumindo os sintomas de infecção urinária e sua origem:
Principais sintomas da cistite:

  • Ardência para urinar
  • Sangue na urina
  • Vontade constante de urinar mesmo com a bexiga vazia
  • Sensação de peso na bexiga
Principais sintomas da pielonefrite:
  • Febre alta
  • Calafrios
  • Náuseas e vômitos
  • Dor lombar
Principais sintomas da uretrite:
  • Corrimento purulento pela uretra
  • Ardência para urinar

DOR AO URINAR | Principais causas :Definição de disúria



A disúria abrange uma data de sintomas semelhantes que costumam indicar inflamação de alguma região do trato geniturinário. Entre os sintomas englobados no termo disúria, podemos citar:

- Dor ao urinar.
- Queimação ao urinar.
- Ardência ao urinar.
- Pontada ao urinar.
- Desconforto ao urinar.
- Dor na bexiga ao urinar.
- Dor na uretra (canal que leva a urina) ao urinar.
- Sensação de peso ao urinar

Trato geniturinário masculino
Trato geniturinário masculino


A maior parte dos episódios de disúria ocorrem por inflamação ou infecção da uretra e/ou bexiga. Porém, inflamações na próstata, testículo, epidídimo, vagina e útero também podem apresentar a disúria como um dos seus sintomas.

É muito importante conhecer as causas de disúria e saber correlacioná-las com o restante do quadro clínico para não cair na armadilha de achar que toda dor ao urinar é infecção urinária.


Causas de dor ao urinar
Vamos iniciar as explicações listando as principais causas de disúria para a seguir tentar mostrar como se distingue umas das outras:


- Infecção urinária
a. Cistite
b. Pielonefrite
- Uretrite (inflamação da uretra)
a. Clamídia
b. Gonorreia
c. Herpes genital
- Vulvovaginites (inflamações da vagina e vulva)
a. Trichomonas vaginalis
b. Candida albicans 

- Doenças da próstata
a. Prostatite
b. Hiperplasia benigna da próstata
c. Câncer de próstata

- Cálculo renal
- Outras causas:
a. Epididimite (inflamação do epidídimo)
b. Tumor de bexiga
c. Vaginite atrófica
d. Cistite intersticial
e. Irritação da uretra por substâncias ou drogas
f. Trauma
g. Urina muito concentrada

Como se pode ver, a dor ao urinar é um sintoma que pode estar presente em mais de uma dezena de doenças diferentes, sendo, portanto, necessária a avaliação médica para se estabelecer um diagnóstico correto.


Sintomas comuns associados à dor ao urinar:


Como a dor ao urinar é um sintoma muito comum, o médico costuma usar a história clínica e os sintomas associados à disúria na investigação do quadro. Por exemplo, dor ao urinar em mulheres jovens costuma indicar cistite, enquanto que em homens jovens é mais comum ser devido a uma prostatite ou uretrite. Em homens idosos o aumento ou tumor da próstata devem ser sempre pensados, já em mulheres com corrimento, a uretrite e a vulvovaginite são as melhores apostas.

Vamos mostrar de forma resumida que tipos de informações ajudam a direcionar o diagnóstico da disúria.
1. A cistite é um provável diagnóstico quando o paciente se queixa de disúria mais:
- É uma mulher jovem
- Aumento da frequência da urina
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
- Sangue na urina
- Sintomas que se iniciaram 24-48h após relação sexual

2. A pielonefrite é um provável diagnóstico quando o paciente se queixa de disúria mais:
- Febre alta
- Suores e Calafrios
- Vômitos
- Astenia
- Intensa dor lombar
- Sangue na urina

3. A uretrite por gonorréia ou clamídia é um provável diagnóstico quando o paciente se queixa de disúria mais:
- Corrimento uretral purulento
- História recente de sexo sem preservativos
4. A prostatite é um um provável diagnóstico quando o paciente se queixa de disúria mais:
- É do sexo masculino
- Dificuldades para urinar
- Febre

5. A vaginite atrófica é um um provável diagnóstico quando o paciente se queixa de disúria mais:
- É uma mulher após a menopausa
- Vagina ressecada
- Dor durante relação sexual

6. A vulvovaginite é um um provável diagnóstico quando o paciente se queixa de disúria mais:
- É do sexo feminino
- Corrimento vaginal
- Vermelhidão na vagina
- Dor durante relações sexuais

7. O cálculo renal é um um provável diagnóstico quando o paciente se queixa de disúria mais:
- Dor que inicia-se nas costas e desce em direção à virilha e genitália
- Desaparece após a pedra ser expelida na urina (pode não sumir se a pedra ferir a uretra)
- Sangue na urina

8. O aumento da próstata seja por hiperplasia benigna ou tumor é um um provável diagnóstico quando o paciente se queixa de disúria mais:
- É homem acima dos 50 anos
- Jato urinário fraco
- Dificuldade para urinar
- Acorda à noite várias vezes para urinar
- Sangue na urina

9. Tumor de bexiga é um um provável diagnóstico quando o paciente se queixa de disúria mais:
- Paciente idoso
- Emagrecimento
- Sangue na urina
- História de tabagismo

Diagnóstico e tratamentos da dor ao urinar
É importante saber que a disúria é um sintoma e não uma doença; é a consequência e não a causa. O diagnóstico e o tratamento devem mirar na doença que esteja causando a dor ao urinar. Em geral, os exames mais usados na investigação são:

- Análise simples de urina (EAS ou Urina tipo I) 
- Urocultura
- Análise do corrimento uretral
- Análise do corrimento vaginal
- Ultrassonografia de próstata, bexiga e rins
- Dosagem sanguínea do PSA

A decisão de solicitar ou não cada um dos exames citados acima depende dos prováveis diagnósticos diferenciais estabelecidos após a avaliação médica inicial.

Em mulheres jovens, a cistite é disparada a principal causa de dor ao urinar, sendo, por vezes, desnecessário solicitar exames complementares para se fazer o diagnóstico. Não é uma conduta errada do médico prescrever antibióticos para infecção urinária após uma simples avaliação clínica.

Entretanto, se em mulheres jovens a cistite é o diagnóstico mais provável em casos de disúria, o mesmo não se aplica aos homens jovens. Neste grupo, a cistite é pouco comum e as uretrites e prostatites devem sempre ser lembradas como diagnóstico diferencial quando há queixas de ardência ao urinar.

O tratamento das disúrias obviamente depende da causa: infecções são tratadas com antibióticos, doenças da próstata devem ser avaliadas por um urologista, a vaginite atrófica melhora com estrogênio vaginal etc... Um erro muito comum é tratar apenas a dor ao urinar com analgésicos, deixando de lado a verdadeira causa da disúria. Essa conduta além de atrasar a cura do quadro, pode trazer complicações por deixar a doença de base progredir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário